Vivendo os Mitos com Joseph Campbell

RENATA PELUSO

Vivendo os Mitos com Joseph Campbell

A weekly Education podcast

Good podcast? Give it some love!
Vivendo os Mitos com Joseph Campbell

RENATA PELUSO

Vivendo os Mitos com Joseph Campbell

Episodes
Vivendo os Mitos com Joseph Campbell

RENATA PELUSO

Vivendo os Mitos com Joseph Campbell

A weekly Education podcast
Good podcast? Give it some love!
Rate Podcast

Episodes of Vivendo os Mitos com Joseph Campbell

Mark All
Search Episodes...
Esse é um dos assuntos tratados no livro "Para viver os mitos". Campbell explica a fonte da inspiração da arte do extremo oriente, a relação com o Tao e os 6 princípios da arte clássica do oriente. Quer conhecer mais da obra de Joseph Campbell
Esse é um dos assuntos tratados no livro "Para viver os mitos". Campbell explica a fonte da inspiração da arte indiana e como é a preparação do artista/iogue que vai trazer o divino para o mundo.   Quer conhecer mais da obra de Joseph Campbell
Esse é o quarto capitulo do livro "Para viver os mitos". Campbell analisa as principais diferenças entre as concepções míticas do oriente e ocidente.   Quer conhecer mais da obra de Joseph Campbell?  📖  O poder do mito. Joseph Campbell. 🔎
Nesse segundo capítulo do livro "Para viver os mitos" Campbell nos fala da necessidade que a sociedade tem de criar rituais que ajudem o homem a assumir a vida adulta e encontrar seu lugar no mundo. 
Nesse segundo capítulo do livro "Para viver os mitos" Campbell nos fala da relação profunda entre consciência humana e representação simbólica. 
Vamos começar mais uma temporada no nosso podcast!Esse é o primeiro capitulo do livro "Para viver os mitos". Campbell analisa como ciência e mitologia podem se complementar. Para ele a ciência não invalida, nem substitui, o papel dos mitos na
No último tópico do epílogo, Campbell nos fala do papel do herói em uma sociedade secular e voltada para a competição e o lucro. 
Campbell vai nos ajudar a entender as diversas fases do crescimento humano: conectar-se com o grupo e depois conectar-se consigo mesmo. 
No epílogo Campbell trata alguns temas de maneira ampla. Aqui ele vai falar conosco sobre as diversas formas de interpretar um mito. 
Com este vídeo Campbell fecha seu estudo sobre o monomito do herói. Ele fala da morte do herói e das dissoluções do microcosmoso e do macrocosmos.
Nesse capítulo do Herói de Mil Faces, Joseph Campbell fala do herói que teve sua experiência mística e opta por se afastar da sociedade.
Nesse capítulo do Herói de Mil Faces, Joseph Campbell fala do herói cuja identidade com o metafísico é tão grande que ele torna-se essa própria força e pode redimir toda a humanidade.
Nesse episódio Campbell nos fala sobre o herói soberano, aquele que vence as provas e depois volta para governar, como imperador, o mundo ao qual pertence.
Nesse episódio Campbell nos fala sobre o herói que busca pela própria alma representada por uma figura feminina. Para que essa união aconteça o herói vai precisar superar a resistência de figuras como pais ou madrastas da bela donzela. 
Nesse capítulo do Herói de Mil Faces, Joseph Campbell fala da saga guerreira do herói, quem são os verdadeiros tiranos que devem ser derrotados e como o herói deve preservar o futuro e não o passado.
Nesse capítulo do Herói de Mil Faces, Joseph Campbell fala de símbolos e características que encontramos no início da vida dos heróis. Desde cedo mostram que possuem algo de especial e um destino glorioso pela frente.
Nesse capítulo do Herói de Mil Faces, Joseph Campbell fala da mutação sofrida pelo herói ao passar da história. Ele passa do mundo das causas para o mundo material e se torna o herói humano, cotidiano, bem perto de nós.
Nesse capítulo do Herói de Mil Faces, Joseph Campbell explica a origem da figura da Mãe Virgem e porque ela é capaz de receber e gerar um filho a partir da semente do divino.
As mesmas tradições que oferecem mitos profundos e repleto de facetas também trazem histórias folclóricas mais acessíveis e simples. São duas formas de começar a trilhar o caminho do conhecimento simbólico.
A partir da origem una do mundo manifestado surgem diversas formas distintas. É a manifestação com toda sua multiplicidade.  Contudo é preciso identificar qual das visões o mito está abordando: do uno ou do múltiplo? Do criador ou da criatura?
Os mitos dessa parte do livro mostram como o espaço que foi criado agora vai ser povoado e se tornar um espaço repleto de vida. Um passo a mais no processo de manifestação da unidade na multiplicidade.
Como os mitos falam do conhecimento das leis do universo no início da manifestação. Campbell dá exemplo dos Maoris da Nova Zelândia e eu também falo de como começa o universo segundo a tradição Maia na sua obra "Popol Vuh"
Nessa parte da saga do herói Campbell fala dos conhecimentos adquiridos durante o processo de crescimento humano. Um deles refere-se à manifestação da vida. Segundo as tradições antigas o universo se manifesta de forma cíclica e com um propósit
Muitas pessoas analisam os mitos apenas na chave psicológica. Campbell nesse item nos alerta para tomar o cuidado com essa visão. O mito fala de psicologia, como crescer como ser humano... e também sobre como funciona o cosmos e a vida espiritu
Aqui Campbell faz um resumo dos passos da jornada. E faz diversas considerações super importantes sobre os erros que a maioria de nós comete quando tenta entendere os mitos. Além das adaptações feitas pelo tempo e pelas diversas civilizações t
Rate
Contact This Podcast

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features